A importância da união de saberes na inclusão escolar

A importância de uma equipe multidisciplinar para estruturar a inclusão escolar é formada pela dinâmica onde seus componentes adquirem conhecimentos de outras disciplinas afins e as incorporam à sua prática – isso é chamado transdisciplinaridade.Todos os envolvidos com o aluno atípico (escola, família, mediador, neuropediatra e terapeutas) constroem o alicerce da vida escolar do aluno atípico. Em nossa trajetória, essa estratégia é amplamente adotada no desenvolvimento do trabalho proposto pelo Instituto Apta no apoio à centenas de famílias no processo de inclusão escolar. Aprendizados que constituem nossa prática:

  • a parceria estruturada entre a equipe escolar e a família é a base para uma inclusão bem
  • a importância de alinhar expectativas em relação ao que a família espera da escola e vice versa é essencial para evitar desapontamentos futuros.
  • dividir angústias, anseios, reconhecer suas limitações e estar disponível ao aprendizado é uma fonte segura para suporte nesse
  • o foco de todo o processo de inclusão, do início ao fim deve ser o aluno atípico e o respeito à sua singularidade é primordial. Teorias maravilhosas de inclusão caem por terra quando essa premissa não é respeitada.

 

Marília Freitas de Campos Pires

Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências , Departamento de Educação, São Paulo, Brasil disponível em https://www.scielo.br/j/icse/a/DC3DXHvJpTYfKzNdrRgX9Nj/?form#ModalTutors

A construção da educação inclusiva: enfoque multidisciplinar

editado por Cristiane Regina Xavier Fonseca-Janes, Maria Claudia Brito, Robinson Janes disponível em https://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=&id=jS04EAAAQBAJ&oi=fnd&pg=PA15&dq=multidisciplinaridade+na+educa%C3%A7%C3%A3o+inclusiva&ots=XC-ip9Unrm&sig=33lHc2OlTAYtivbJqiouB1rzibs&redir_esc=y#v=onepage&q&f=false

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